Terra Sonâmbula é um espetáculo baseado no romance do escritor africano Mia Couto que é considerada uma das melhores obras africanas do século XX. O título faz referência à instabilidade de Moçambique que faz com que a terra permanece “sonâmbula”. A realidade e o sonho são dois elementos fundamentais na narrativa. São 8 atores negros interpretando personagens sofridos e sonhadores com uma terra que mesmo sonambula tem seu passado e sonha om um futuro.
Muidinga é um menino que sofreu amnésia e tinha a esperança de encontrar seus pais. Tuahir é um velho sábio que tenta resgatar toda a história do menino, lhe ensinando novamente tudo sobre o mundo. Eles estão fugindo dos conflitos da guerra civil em Moçambique.
Logo no início, enquanto os dois estão caminhando pela estrada, eles encontram um ônibus que foi queimado. Os corpos encontrados foram enterrados por eles e o ônibus serviu de abrigo por um tempo a Muidinga e Tuahir. Junto a um cadáver, eles encontram os “Cadernos de Kindzu”, Muidinga descobre nesse momento que sabe ler. dentre outras coisas, o garoto morto descreve em seu diário sobre seu pai que era um pescador e sofria de sonambulismo e alcoolismo.
Abandonado pela mãe, Kindzu vai relatando em seu diário momentos de sua vida, menciona sobre os problemas da falta de recursos que sua família sofria, a morte de seu pai, a relação carnal que tem com Farida e da guerra civil no país.
Assim, vai se narrando a história dos dois, intercalada com a história do diário do menino.