Dois Irmãos é um romance de Milton Hatoum que apresenta o drama familiar centralizado em Yaqub e Omar filhos gêmeos de um casal de imigrantes libaneses. Halim não queria filhos, mas Zana sua mulher tanto queria que tiveram além dos gêmeos a filha Rânia. A história é narrada por Nael filho de Domingas, uma índia que foi adotada pelo casal e se tornou a empregada da casa. Nael não sabe exatamente quem é seu pai e assiste a ruina da família.
Yaqub é estudioso, tímido, conservador e racional, construiu sua vida independentemente de ajuda.
Omar era o protegido pela mãe, mimado, beberrão boêmio, irresponsável, vagabundo e conquistador.
Para amenizar essa rivalidade, o pai decide mandar os dois para o Líbano. No entanto a mãe intervém para que Omar fique em Manaus, justificando que este tem saúde mais frágil. E somente Yaqub fica dos 13 aos 18 anos numa aldeia no sul do Líbano.
As diferenças dos irmãos vêm de berço na disputa do amor pela mãe. E se agrava na juventude pela disputa de Lívia, menina que depois vem se casar as escondidas com Yaqub e levanta um grande ódio em Omar. Esse ódio se acentua cada vez mais no decorrer dos anos. Sem conseguir perdoar a família Yaqub vai morar em São Paulo e se forma em engenharia. Omar vai par São Paulo descobre o casamento com Livia e destrói o álbum de fotografias do casamento do casal, rouba o passaporte e dólares, usa o nome do irmão e passa um tempo nos Estados Unidos. Para se vingança de Yaqub manda prender o irmão e a família perde todos os bens.