Os temas expostos por Guimarães Rosa nessa obra são a infância, o amor e a amizade, a violência e a fé.
A criança é revelada com as personagens apresentadas na obra, onde a hipocrisia e a maldade ainda não
deitaram raízes profundas. Os irmãos Miguilim e Dito podem ser vistos como duas faces de uma mesma moeda,
opostos e complementares, Miguilim é o que precisa aprender para saber, Dito sabe de modo imediato sem saber como.
Dito é o sábio e Miguilim é o aprendiz. Com a morte de Dito a necessidade existencial leva Miguilim a crescer,
a tornar-se maduro, independente. Esse amadurecimento se completa com a aparição de um médico que descobre que
Miguilim tem problemas de miopia e com o uso dos óculos começa a enxergar o mundo de uma outra forma. As outras
crianças complementam a inocência que Guimarães expressa naquele lugar ermo, longe de tudo, já os adultos demonstram as maldades
e a luta pela necessidade da sobrevivência. O grande desafio da montagem foi trazer crianças para o palco.
Então novamente como mais um desafio de fidelidade a obra, o diretor e adaptador se arrisca com atores adultos a
busca da inocência e a fragilidade das crianças.